POTENCIAL VAI EMITIR CRÉDITOS DE DESCARBONIZAÇÃO
Postado em 22/05/2020 14:51:40

A Potencial Biodiesel recebeu a certificação para participar do mercado de créditos de descarbonização (CBios) do Renovabio.

Em seu relatório final, a usina paranaense confirmou a boa nota de eficiência energético ambiental (NEEA) de 80,9 gCO2eq/MJ que pleiteou em seu relatório preliminar. Essa nota permite que a Potencial emita um CBio para cada 372,8 litros de biodiesel fabricados.

CBios

Por meio da emissão dos créditos de descarbonização (CBios), o programa visa garantir receita adicional ao produtor de biocombustível pela redução de emissões de gases de efeito estufa proporcionada pelo uso de etanol, biodiesel e biometano.

A expectativa é de que os participantes deste novo mercado emitam em torno de 590 milhões de CBios até 2030, o que representaria um ganho anual para o setor de R$ 2,6 bilhões.

Cada CBio vai equivaler a uma tonelada de carbono que deixará de ser lançado na atmosfera e, até 2028, estima-se que a matriz de combustíveis no país reduzirá em 10% as suas emissões de carbono.

O Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis (CBIO) será um ativo financeiro, negociado em bolsa, emitido pelo produtor de biocombustível, a partir da comercialização da sua produção (após a emissão da nota fiscal). Os distribuidores de combustíveis cumprirão a meta ao demonstrar a quantidade necessária de CBIOs em sua propriedade. Outros agentes (pessoas físicas e jurídicas) poderão comprar e vender CBIOs na bolsa, como forma de trazer maior liquidez a esse mercado.

POTENCIAL BIODIESEL

No ano passado, a planta de Potencial foi a segunda maior fabricante de biodiesel do país com uma produção de 342,2 milhões de litros.Este número equivaleria à geração de até 235,5 mil CBios.

Fonte: https://www.biodieselbr.com/noticias/regulacao/rbio/potencial-e-certificada-e-pode-emitir-ate-280-mil-cbios-por-ano-140520
Tags: Cbios Potencial Biodiesel, descarbonização,
Categoria: Biodiesel


Design Cliczoom - Dev Wadvice